Grupo de Trabalho de Investigação

Apresentação

Cria um espaço de expressão da comunidade de investigação no campo da educação Matemática, para divulgação, comunicação, confronto e discussão de ideias e trabalhos realizados. Promove, ainda, a articulação entre a investigação nesta área e o ensino da Matemática.

O GTI é regido pelos seus estatutos e visa reunir pessoas interessadas na investigação em Educação Matemática.

Nova publicação do GTIO professor e o programa de Matemática do ensino básico (APM, 2010), um livro escrito por professores que investigam a sua prática profissional para professores e investigadores!

 

 

Atividades

 

 

 

 

 

Notícias

 

 

 

 

Como Participar

 

 

 

 

Comissão Organizadora

Cabe à comissão coordenadora do GTI:

  • Elaborar, anualmente, o plano e relatório de actividades do grupo e divulgar, regularmente, trabalhos em curso.
  • Prestar apoio ao desenvolvimento das actividades previstas, nomeadamente as que correspondam a interesses expressos pelos elementos do grupo.
  • Garantir a organização anual do Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM);
  • Garantir a publicação regular da revista Quadrante nomeadamente, escolhendo, no quadro dos estatutos da revista, os elementos para integrar o seu Conselho Editorial.
  • Assistir à direcção da APM dando pareceres sobre matérias ligadas à investigação em educação matemática e apresentar propostas relativamente à dinamização de actividades neste domínio (nomeadamente no que diz respeito ao plano de actividades da APM);
  • Fornecer colaboração para a secção de investigação da Educação e Matemática (artigos de revisão de literatura, de divulgação de resultados de investigação, de descrição de experiências, notícias, etc);
  • Divulgar investigação em educação matemática realizada por autores de língua portuguesa através, nomeadamente, da manutenção da colecção de Teses e da publicação de Trabalhos de investigação, disponíveis para aquisição ou consulta em edição da APM.
  • Tomar iniciativas que considere pertinentes no âmbito dos objectivos do GTI. É disso exemplo o Grupo de Estudos O professor como investigador.

 

A Comissão Coordenadora é composta por:

Hélia Pinto (Coordenadora)
Ana Caseiro
Ana Isabel Silvestre
Cláudia Nunes Torres
Hélia Jacinto
Henrique Guimarães
João Pedro da Ponte
Lurdes Serrazina

 

 

Contatos

Hélia Pinto (Coordenadora), heliagp@hotmail.com
Ana Isabel Silvestre, anaisabelsilvestre@gmail.com
Ana Caseiro, anac@eselx.ipl.pt
Cláudia Canha Nunes, cjohnent@gmail.com
Hélia Jacinto, helia_jacinto@hotmail.com
Henrique Guimarães, hmg@fc.ul.pt
João Pedro Ponte, jpponte@fc.ul.pt
Lurdes Serrazina, lurdess@eselx.ipl.pt