VI Encontro de Professores APM-IE

14/05/2022 a 14/05/2022
Lisboa APM e IE-ULisboa

Apresentação

O sexto encontro de professores organizado pela Associação de Professores de Matemática e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no âmbito do protocolo de colaboração entre estas instituições, será dedicado ao Raciocínio matemático e representações no quadro dos atuais documentos curriculares da disciplina.

Pretende-se com este encontro, proporcionar um tempo e um espaço de formação de professores e aprofundar a reflexão e o debate em algumas questões relativas a capacidades matemáticas presentes no currículo.  Com esta finalidade apresenta-se um programa do encontro com três Sessões plenárias — uma conferência seguida de debate, Raciocínio e representações na sala de aula de Matemática, um painel de apresentação das conclusões de Grupos de Discussão e um painel sobre Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais — e sessões paralelas de Grupos de Discussão por ciclos de escolaridade.

O encontro realiza-se em Lisboa no Instituto de Educação, a 14 de maio de 2022, entre as 9h30 e as 16h45.

A Associação de Professores da Matemática e o Instituto de Educação convidam à participação os professores do ensino básico e do ensino secundário, a quem o encontro é particularmente dirigido.

O encontro será certificado como ação de curta duração de 5 horas (Despacho n.º 5741/2015 Artigo 3.º) para os grupos de docência 110, 230 e 500.

 

Local, data e horário de realização

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

14 de maio de 2022

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Comissão Organizadora

Alessandro Ribeiro, IE-ULisboa

Ana Cláudia Henriques, IE-ULisboa

Hélia Oliveira, IE-ULisboa

Joana Mata-Pereira, IE-ULisboa

João Pedro da Ponte, IE-ULisboa

Leonor Santos, IE-ULisboa

Marisa Quaresma, IE-ULisboa

Lucília Teles, APM

Lurdes Figueiral, APM

Renata Carvalho, APM

 

Material de divulgação

Programa (PDF)

Cartaz (PDF) (JPG)

 

Documento para leitura prévia

Recomendamos a leitura prévia deste artigo: 

Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? de João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma, Joana Mata-Pereira

 

Programa

 

RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E REPRESENTAÇÕES

 

09h30 - 9h45 Sessão de abertura
9H45 - 10h45

Conferência plenária
Raciocínio e representações na sala de aula de Matemática

Joana Mata-Pereira
IE-ULisboa

Moderação: João Pedro da Ponte
IE – ULisboa

10h45 - 11h15 Pausa
11h15 - 13h00 Grupos de discussão
Organizados por níveis e ciclos de ensino
(1.º ceb, 2.º ceb, 3.º ceb, secundário)
13h00 - 14h30 Pausa para Almoço*
14h30 - 15h00

Painel de síntese dos grupos de discussão

Moderação:  Renata Carvalho
Associação de Professores de Matemática

15h00 - 16h30

Painel plenário
Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais

Moderação:  Hélia Oliveira
IE – ULisboa

Ana Paula Canavarro
Universidade de Évora
Hélia Jacinto
IE – ULisboa
Neusa Branco
Escola Superior de Educação, IP Santarém
Paula Gomes
Escola Secundária Dr. José Afonso, UIDEF-IE-ULisboa

16h30 - 16h45 Sessão de encerramento

 

* Será possível almoçar no Bar do Instituto de Educação no dia do encontro (14 de maio).
O preço do almoço com menu completo (sopa, prato peixe/prato carne, sobremesa do dia, café) é de 9.00€ base, podendo variar conforme as escolhas de cada um (bebida, sobremesa, etc.)
Para se poder encomendar o serviço ao concessionário do Bar, solicitamos que nos indique se pretende, ou não, almoçar no IE nesse dia. Para isso, preencha este breve formulário.
Esta manifestação de interesse NÃO É UMA INSCRIÇÃO, NEM ESTÁ SUJEITA A PAGAMENTO PRÉVIO. É apenas um levantamento que esperamos seja o mais aproximado possível do que venha a acontecer no dia 14, para evitar desperdícios e para que todos quantos o desejam tenham a sua refeição.
Responder, por favor, até às 15h do dia 6 de maio.
 

VI ENCONTRO

DE PROFESSORES APM-IE

 

Organização

 

 

 

Resumos

Conferência plenária
Raciocínio e representações na sala de aula de Matemática

Joana Mata-Pereira

Enquanto professores satisfaz-nos dizer que este ou aquele aluno tem um raciocínio brilhante! Mas se queremos todos os nossos alunos a raciocinar matematicamente, temos de apoiá-los e desafiá-los. Cabe-nos então questionar O que podemos fazer para desenvolver o raciocínio matemático dos nossos alunos? Que papel podem ter as representações matemáticas? Num momento em que o Raciocínio Matemático e as Representações Matemáticas voltam a ter um lugar de destaque nos documentos curriculares, torna-se pertinente apresentar e discutir estas capacidades matemáticas transversais. Assim, nesta conferência será abordado o raciocínio matemático, os principais processos que lhe estão subjacentes e a sua articulação com as representações matemáticas. Procurando destacar o papel destas duas capacidades matemáticas transversais na compreensão da Matemática, serão apresentadas situações de sala de aula com tarefas e ações do professor que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, com foco em diferentes representações. Na sua essência, a conferência abordará propostas de ação para a sala de aula de Matemática, onde o raciocínio e as representações têm um papel central.

 

 

 

Grupos de discussão

Objetivo
Discutir e refletir sobre processos de raciocínio matemático e o uso de representações matemáticas, a partir da análise de resoluções de uma tarefa pelos alunos.


Organização e Funcionamento
O Grupo de Discussão (GD) será dirigido a um ciclo de ensino específico (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), com uma proposta de trabalho que se direciona a um dos anos de escolaridade
desse ciclo. Cada GD tem a duração prevista de 1h45, com uma primeira parte de trabalho em pequenos grupos, seguido de uma discussão coletiva, e uma segunda parte de apresentação de
uma experiência realizada em sala de aula por um(a) professor(a) convidado/a.
Cada participante deverá inscrever-se no encontro de acordo com o ano e nível de ensino do grupo de discussão em que pretende participar. Solicita-se que leia o artigo que lhe foi previamente enviado, com maior atenção para a secção “Processos de raciocínio matemático: Conjeturar, generalizar e justificar”.

O número de participantes por grupo de discussão é limitado.
1.º ciclo
Coordenadora: Lurdes Serrazina
Professora convidada: Cristina Morais
2.º ciclo
Coordenadora: Lina Brunheira
Professora convidada: Marisa Gregório
3.º ciclo
Coordenadora: Leonor Santos
Professora convidada: Sandra Nobre
Ensino secundário
Coordenadora: Ana Cláudia Henriques
Professora convidada: Ana Luísa Paiva

 

 

 

Painel plenário

Aprendizagens Essenciais e Capacidades Matemáticas Transversais
 

Hélia Oliveira (moderação)

Ana Paula Canavarro
Hélia Jacinto
Neusa Branco
Paula Gomes

De há longo tempo que à disciplina de matemática tem estado associada a promoção de um conjunto de capacidades consideradas muito relevantes para a formação dos nossos alunos. Em documentos curriculares anteriores foram contempladas capacidades transversais como conteúdo de aprendizagem na matemática, contudo, nas novas Aprendizagens Essenciais para o ensino básico as capacidades matemáticas transversais ganham um particular destaque como objetivo de aprendizagem e o seu leque alarga-se. Focando-nos particularmente nas capacidades de comunicação matemática, resolução de problemas, conexões matemáticas e no pensamento computacional, contamos com a experiência particular das intervenientes neste painel plenário para discutir questões como:

  • Qual a relevância destas capacidades no âmbito da aprendizagem da matemática, nos diferentes níveis de escolaridade? Que novas perspetivas nos trazem as Aprendizagens Essenciais sobre estas capacidades?
  • Como promover tais capacidades? 
  • Que desafios se levantam? Como ultrapassá-los?

Pretendemos, assim, contribuir para a reflexão e debate sobre estas capacidades matemáticas transversais e a possibilidade da sua promoção junto dos nossos alunos, perspetivando a implementação das novas Aprendizagens Matemáticas no ensino básico, no próximo ano letivo.

 

Certificação

Este encontro está certificado como formação de curta duração de 5 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).

O certificado será enviado a todos os inscritos no encontro que tenham 100% de assiduidade.

 

Destinatários

Professores dos grupos de docência 110, 230 e 500

Doutorandos e mestrandos na área do Ensino da Matemática

 

Prazo de inscrição

Dia 30 de abril de 2022 (até às 24h)

As inscrições fazem-se por ciclo de ensino e estão limitadas à lotação dos respetivos grupos de discussão (50 pessoas por ciclo de ensino).

IMPORTANTE: Não é permitida a mudança de grupo de discussão, pelo que, se já não tem vaga para o grupo pretendido e não tenciona mesmo fazer parte de outro grupo, por favor não se inscreva nesse outro grupo e envie-nos e-mail (apmsocio@gmail.com) para aguardar vaga no grupo pretendido.

 

Preços

Sócios da APM com estatuto de estudantes Gratuito
Estudantes do IE-ULisboa

Gratuito

Estudantes de outras instituições 10,00 €
Sócios APM 10,00 €
Professores de escolas associadas da APM 15,00 €
Professores não associados

20,00 €

 

Após preencher o formulário de inscrição deve efetuar a transferência bancária referente ao valor da sua inscrição para a conta APM com IBAN: PT50003503250000664993010  e enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail apmsocio@gmail.com, no prazo de 48 horas.

A SUA INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.


Formulário de Inscrição

 

      1.º CEB        

        2.º CEB        

        3.º CEB        

  E. Secundário  

 

inscrições encerradas; qualquer assunto, envie correio para apmsocio@gmail.com

 

 

 

 

 

Editado/publicado: 10/05/2022